terça-feira, 24 de maio de 2011

Like a Rolling Stone

Quando você não tem nada, não tem nada a perder.

Essa é uma das minhas citações preferidas do cara que virou septuagenário hoje.

E um convite para seguirmos em frente. Sempre em frente.

PS - O dia já está acabando e só agora descobri que hoje foi o Dia Nacional do Café. Como este é um blog abstêmio, façamos um brinde junto com essas figuras ilustres das letras e da música.

Cheers!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ser poeta aos 17 anos é fácil

Começando a semana, releio que meu camarada Egberto Esmerio vai dar uma banda em London City (não se esqueça de mandar meu abraço saudoso ao pessoal da Victoria Station), estudando e tomando um chimas, na maravilha que é o outono e ouvindo I like your style, que me faz lembrar minha Mademosoille, e deixo também como lembrança a Mr. Martins, que se amarra em funk e com quem divido as palavras abaixo do Leminski, um hino à Resistência:

“A poesia, ela é um fenômeno etário, em determinado momento. Aos 17 anos todo mundo é poeta, junto com as espinhas na cara, todo mundo faz poesia. Homem, mulher, todo mundo tem seu caderninho lá dentro da gaveta e tem seus versinhos que depois ele joga fora ou guarda por mera curiosidade. Ser poeta aos 17 anos é fácil, eu quero ver alguém continuar acreditando em poesia aos 22 anos, aos 25 anos, aos 28 anos, aos 32 anos, aos 35 anos, aos 40 anos (eu estou com 41), aos 45 anos, 50, 60 anos. Até a gente encontrar um poeta, por exemplo como Drummond, ou como o admirável Mario Quintana, que são poetas que estão fazendo poesias há mais do que 60 anos.”

Ou então, veja o próprio discursando no youtube.

Tendo hoje a idade de Cristo quando morreu, eu continuo acreditando.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Acácia

Acácia era pessoa de algumas poças d’água
Tinha muitas ruas, todas de mão dupla,
Porque era um corpo com ascendente em Gêmeos
Era menina de bairros com unhas pretas descascando, mas também ruelas com glitter
Tinha prostíbulos puritanos e igrejas sobre os seios
Era território autoritário, feito uma taurina mandona
Beijos estalados no ar como viadutos de néon, convidando à catedral que abrigava o vaivém do pecador
E então Acácia chovia, maremoto de segunda-feira na prefeitura.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Novo velho Satch

Juro que ia dormir, depois de talvez acabar meu Ratos e Homens, ler mais um pouco do Viver e Escrever Vol. 2, que comecei hoje (ou ontem), preparando meu espírito para a oficina com o Diego que começa amanhã (ou hoje), mas caí na besteira de entrar na Amazon, pois estava fazendo umas anotações ao som do belíssimo Change de Richie Kotzen, que orquestrou meu saturday night, e descobri que Joe “God” Satriani está de disco novo, e pelo visto o velho Satch está de volta - e quebrando tudo. Ainda há esperança para a música, afinal. Life’s good.

Nada mal para começar o mês das noivas e das taurinas mandonas, no dia em que derrubaram o Bin e o frio voltou com tudo à cidade-sorriso. Vamos que vamos.