terça-feira, 15 de junho de 2010

Don't cry for me, Argentina

Talvez você ache que este é um blog turístico – está começando a ser –, mas o caso é que a presidente da Distant Thunders Corporation está embarcando, no momento em que escrevo com a televisão desligada e ouço fogos estourando (Brasil x Coreia, rá!), para a cidade na qual fica o café onde Borges ia e depois curtir um pouco de neve, na cidade onde escrevi um trecho do meu rebento na frente do Centro Cívico três anos atrás, um trecho que na verdade nem sei se é relevante para a narrativa – vale mais pelo registro histórico.

Enfim, retomando meu anseio por ficção, comecei ontem o Vestido de Noiva, que peguei emprestado com a minha tchutchuka, e já estou mirando a obra-prima de um dos gigantes da literatura noir, gênero da literatura que descobri tardiamente, mas que aprendi a amar, desde que li O Jardim do Diabo, e antes quando li o Wolverine de Frank Miller e Chris Claremont [não é uma obra noir exatamente, mas os quadrinhos têm muito daquela atmosfera e voz], e as histórias começaram a se proliferar em minha cabeça. Revi Vargas Llosa falando que sua vocação é transpiração, e da entrega, exigência e perseverança que o exercício do ofício literário demandam. Escrever não é mole, malandro. Ainda quebro a cabeça tentando levar um personagem de uma esquina a outra, fazendo os cálculos de que horas ele deve estar no lugar x para conseguir estar no lugar y na hora tal, se isso tudo afinal é verossímil, não é clichê, não é forçado, e se é isso mesmo o que quero escrever.

Começou a farra nos arredores, mais fogos estouram. Sim, acho que é isso o que quero escrever, e sigo na busca. Mais uma frase, mais um parágrafo, mais um dia, mais uma história.

Enquanto isso, reserve um tempinho para ler a defesa dos livros de papel e do romance por um apaixonado, como eu, e esqueça os milhões que entram na conta daquela rapaziada só para brincar de jogar bola.

2 comentários:

  1. E ae Velhão!!! é o Maca. Cara to precisando urgente falar contigo, Uma Ajuda Rock 'n Roll com explosões pirotécnicas... hehehehe. Assim que tu puder me manda um mail. Meu email ainda é o mesmo de antes. Até já te mandei um, mas acho que tu não chegou a responder ainda.

    Abração!!!!

    ResponderExcluir
  2. HAHAHA Blog turistico.

    EITA vida BOA essa...pro tio NELSON nao tenho outra definicao: SABE TUDO (e mais um pouco, ainda)

    ResponderExcluir