segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Um livro em um mês

Começando o mês das vocações, descobri esses carinhas que escrevem um livro em um mês. Imagina, no ano retrasado, dos 119.000 participantes, 21.000 conseguiram cruzar a linha de chegada, ou seja: escrever um romance de 175 páginas, com 50.000 palavras, de 1 de novembro até 30 de novembro. Para ter uma ideia, o um pouco eterno livro tem 59.168 palavras, escritas ao longo de quase 3 anos. É evidente que a ideia do projeto não é qualidade, e sim quantidade, como eles deixam claro no site. Mas que deve ser uma aventura e tanto, deve.

O problema, penso, não é a velocidade em si e sim casar as ideias, dar unidade aos parágrafos, criar diálogos com realismo e fluência, personagens que estão ali por algum motivo. Palavras, enredo, atmosfera. Digito relativamente rápido, sem olhar para o teclado, o que tem me afastado (e me dado saudades) da escrita à munheca. Mas acabei descobrindo um brinquedinho muito legal para acelerar a digitação, que deixo como presente para o Marcelo, fiel defensor do caderno. Na verdade, escrevo no caderno religiosamente toda quarta, dia de oficina. E tenho que retomar minhas missivas (sim, eu sou um romântico). Enquanto isso, quem sabe não me estipulo um mês para escrever um livro? Como disse o diretor Shekhar Kapur, somos as estórias que contamos a nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário