quarta-feira, 20 de março de 2013

Os Seis Anos da História de Carol


Celebrando que começamos o glorioso Outono hoje, registro que há exatos seis anos (19 e 30, para ser mais preciso), comecei a rabiscar a história de Carol no caderno. O então Homem no Espelho era para ter sido concluído em três meses, mas levou mais de três anos, e só terminei de escrever, e ainda no caderno (embora também tenha escrito muitos trechos no computador), no fim de agosto de 2010. Aliás, se quiser conhecer essa epopeia, contei tudo quando terminei a história.

Algumas pessoas leram, umas gostaram, outras nem tanto, e achei que aquela versão tinha alguns problemas de voz narrativa e fluência. Então comecei a alimentar a ideia de escrever uma nova versão. Afinal, o Sr. Narrador tinha mudado e consigo a história que queria contar. E então, em outubro de 2011, um dia depois de ter voltado definitivamente de Taquari, e com aquele clima de novos começos, comecei a escrever a nova e atual versão (como você pode ver aqui).

De qualquer forma, ainda falta o último dos três capítulos para encerrar esta versão, que espero que seja a definitiva. Logo, não posso dizer que terminei de fato a História de Carol (ou O Homem no Espelho, ou seja lá o nome que ela vai ter). De qualquer forma, registro aqui para abrir os trabalhos na estação dos dias cinzas (e celebrando que o friozinho voltou, milagrosamente, antes este ano) e deixo a música que inspirou a fagulha inicial da narrativa (e vendo o vídeo, de alguma forma, tem a ver com o que eu queria contar), a linda How far will we go.

Em tempo: boas novidades literárias se anunciam. Águas de março fechando o verão e a promessa de vida no meu coração.

6 comentários:

  1. Viva o outono, viva o sol em Áries!

    Ah, estava pensando se o nome do livro poderia ser "Doces Meninas", para fazer um estilo mais pop, tipo Daniel Galera...hehehe

    Comecei a ler Saramago, hoje. Vamos que vamos!

    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm, gostou mais do "Doces Meninas..." agora, é? :) Vou mudar teu voto, então. Como tu é minha Leitora Preferencial, teu voto vale 2 (além do mais tu foi uma das poucas pessoas que leram a versão original da História de Carol).

      Sim, viva o Outono, o sol em Áries. E vamos que vamos.

      Bjos, hoje curtindo Donald Byrd e seu Fuego!

      Excluir
  2. Eu já havia votado no "A história de Carol" e mantenho o voto. Seu eu lesse agora a nova versão, talvez não lembrasse a antiga, porém recordo que fiz uns apontamentos numas das partes. Espero que tu acabe o livro e parta para um projeto novo, ou intercale um projeto novo a esse, as vezes estimula. No meu caso, gosto de me perder em quatro ou cinco coisas ao mesmo tempo, geralmente finalizo uma. e tem FestPoa por agora, no?!
    No aguardo das tuas considerações e esse ano a gente vai assitir umas palestrar e tomar café. Abras,
    Falcon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, a única pessoa que leu trechos da nova versão disse sabiamente "prefiro ler primeiro, depois escolher o título, para não influenciar". Mas computei teu voto.

      Vou pensar em intercalar alguma coisa, mas sim, tenho que terminar esse livro (pensei em terminar antes do próximo Prêmio Sesc, e rolar os dados).

      No aguardo dos cafés e palestras da Festipoa. Leio teu conto na sequência, hoje estou moído (dia pegado na Red Cross). Aquele abraço

      Excluir
  3. Ah! e queremos mais literatura (história,contos,poemas, minicontos, fábulas, sejaláoquefor) nos distantes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, fiquei pensando quando tu disse que mais pessoas queriam ver literatura aqui. Teremos um pouco de ficção em breve. Stay tuned!

      Excluir