terça-feira, 3 de setembro de 2013

Escrever é Sexual

Pensar em libido e em sexualidade me deu vontade de escrever. Digamos que minha libido foi despertada por juntar as palavras aqui na página em branco. É bem provável que você, que já chegou na terceira frase deste texto, esteja esperando que eu vá falar sobre sexo agora, mas – desculpem, meninos e meninas – hoje descobri o que já sabia: libido e sexual querem dizer prazer, não necessariamente o genital, que é como 99% das pessoas que estão lendo este texto acreditam que seja. Sim, foi isso o que Freud quis dizer. A pulsão, o querer fazer, querer escolher (diferente dos animais, que só têm instintos), aquilo que nos dá prazer. O café é sexual. Escrever é, definitivamente, sexual. Ler, é claro, é sexual. Libido para o cérebro – não é um barato? Jazz e rock são sexuais. Pagode, desculpem o termo, é brochante. Mas claro, tem quem desperte a libido com um pagodinho (tem louco para tudo, não é mesmo?).

Pulsão. Querer fazer. Motivação. Tenho pensado em me aventurar no Nanowrimo, e correr feito louco para escrever um livro em um mês em novembro (ou pelo menos chegar perto das 50.000 palavras da linha de chegada), enquanto meus três livrinhos estão aos cuidados dos juízes divinos (ou força do acaso, se você não acredita). Enquanto isso, chegou ontem o Psicologias, e tenho quilos de coisas outras para ler, mas por enquanto passo a tarde cuidando do meu textículo (texto pequeno, para vocês que só pensam em sexo), e em seguida temos o estudo para uma prova de técnicas de pesquisa e metodologia. Não desperta muito a minha libido, confesso, mas vá lá: pelo menos já escrevi, atualizei este blog de muitos acessos e poucos comentários, e penso que já está na hora de começar a planejar um livro novo, quem sabe tomar outro café, curtir um som, curtir inclusive o friozinho que já está quase indo embora.

Vai dizer que isso não é sexual?

4 comentários:

  1. Sim, escrever é sexo gostoso, com as idéias, com as palavras. Comento para sair da lista dos acessos calados e deixar um rastro mais palpável, sexual. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helena.

      Obrigado pelo comentário. Ler manifestações escritas e públicas dos que me leem é, certamente, uma libido para meus sentidos.

      Ah, e aí, como vai a repercussão do 15 Contos +? Grande abraço!

      Excluir
    2. Tive feedbacks muito bons via email, no Facebook também. Estou seguindo o plano de divulgação normalmente. Como na vida, em Literatura as coisas também têm seu tempo certo para acontecer, o importante é disponibilizar bons trabalhos ao leitor e deixar 'rolar'. Grande abraço, muito obrigada por ter inscrito um conto seu.

      Excluir
  2. Bom texto, cronista. Acho que a crônica é o que melhor se enquadra nesse formato de brevidade e regularidade diária do blog. Tentarei aplicar essa proposta. E o livro novo? Sen news, homie. Tendo a misturar o libidinoso com a lascívia.

    ResponderExcluir