sábado, 20 de abril de 2013

1959 e a Regra das 10.00 horas


Descobri hoje o documentário muito fera 1959 - O ano que mudou o jazz, contando a história dos seminais Kind of Blue (Miles Davis), Mingus Ah Um (Charles Mingus), Time Out (Dave Brubeck) e The Shape of Jazz to Come (Ornette Coleman). Repare em 38:46, sobre a política de segregação racial endossada pelo governador Faubus e o protesto de Mingus na música Fables of Faubus, assim como nos gritos de “Yes we can” – “Barack Obama talvez não saiba, mas o jazz foi uma das razões pelas quais ele foi eleito”. E repare também no minuto 51: 12 – “A urgência desesperada de tocar de Ornette Coleman refletia a paranoia nuclear da Guerra Fria”.

E se você ainda não viu, acompanhe o personagem saindo para passear em uma cidade cheia de livros neste belo vídeo de aniversário da 4th Estate Books.

Um mês de outono e a história de Carol ainda aguarda eu escrever seu terceiro e último capítulo. Depois de uns dias sem computer, e enquanto leio sobre a regra das 10.000 horas de prática para se atingir a excelência de sua arte em Outliers - Fora de Série, vamos ao trabalho.

2 comentários:

  1. Oba! Último capítulo da história de Carol?! Isso merece uma releitura. Esse livro vai bombar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, deve ser um sinal. Ontem este blog teve 54 visualizações, a maioria dos Estados Unidos. Em segundo lugar, vários do Brasil, alguns da Ucrânia e da Russia, mais Alemanha, Espanha, Noruega e Portugal, segundo o contador.

      E só um comentário, como sempre...:) Mas é isso aí, a história de Carol está para se tornar internacional, oh yeah!

      Excluir