quinta-feira, 30 de abril de 2015

Piano Para Pequena Clara – Dia 168



Quinta-feira, 30 de abril de 2015

21:55

Hoje é aniversário de Lady Brownie. Ela disse que ia fazer uma festinha, disse que queria que eu fosse, e se eu não fosse, que mandasse um presente para ela, talvez um presente literário, quem sabe uma carta deixada embaixo da porta de seu quarto, enquanto ela está lá com minhas companheiras deste lugar sem nome nem tempo. Brownie estava conversando no corredor hoje com uma garota morena, magrinha e pequena – não tão pequena quanto Acácia, mas pequena –, uma que está sempre lendo. Ela é a Garota Que Sabe Das Coisas. Então lembrei de Jimmy Neutron, e portanto vou chamar ela de a Garota Neutron. Pois que ouvi ela dizer para Brownie, que disse que eu tinha ficado marcada por seus brownies, e ela disse que não tinha sido só eu. Que os brownies de Brownie chaparam ela, e as duas caíram na risada no corredor. A Garota Neutron e a Garota Que Anda Em Slow Motion.

Quase posso sentir o cheiro de infância daqui, Brownie. A infância que se perdeu e talvez – Sarah vai adorar isso – seja por isso que eu sempre batize os nomes de minhas colegas com nomes de infância. Na verdade, não tinha pensado nisso até batizar a Garota Neutron, mas acabo de me lembrar que também batizei a Garota Cheshire, a Garota Que É Mais Sorriso Do Que Garota.

De onde vem tudo isso?

Assisti uma dessas aulas que Sarah dá sobre aquele velho tarado e disse que a gente não lembra dessa história que querer transar com o pai, e que quando ele saiu da Europa, disse “vamos espalhar a peste na América”.

Transar com o papai.

Que nojento.

Ela que se foda.

E ele também.

O que será que a pequena Clara pensaria dessa teoria idiota?

Ela não pensaria. Se ela chegou a crescer, se ela tivesse crescido, se Maria, a mãe, estiver ou estivesse viva, espero que elas mandassem para a fogueira todo esse pessoal doente que pensa isso.

Mas talvez a Garota Neutron saiba mais sobre isso, e me diga que não é bem assim. Talvez Brownie me dissesse que não é bem assim também. Que um cheiro de infância é tudo que a gente precisa. Uma memória boa, um dia bom, uma vida boa.

Li por aí sobre ideal de ego, mas acho que isso é para o futuro, não para o passado.

Meu deus, Sarah vai acabar me enlouquecendo. Mas dói, de alguma forma, pensar que tudo isso faz parte de um processo maior. Quer dizer, de repente tem alguém jogando com tudo isso, tipo, Maria Marionete.

Então ouço o piano que, pensei agora, também tem cheiro de infância. Nunca tinha pensado nisso. Pelo menos que eu lembre, porque não lembro de muita coisa, não. O cheiro de Maria, mamãe querida, tocando para sua princesa, a pequena Lady Clara. Talvez houvesse dor em suas melodias. Mas talvez também houvesse esperança. Encontrar um sentido na dor que houve, na dor que deve partir, feito trem com hora marcada.

Esse negócio de livre associação funciona, tenho que admitir. Nunca, jamais, penso em uma única palavra do que vou escrever aqui. E então, algo que não sei explicar acontece. Acontece, e sem saber para onde estou indo, nem de onde estou vindo, vou escrevendo.

Talvez escreva tudo isso para conseguir dizer o que não consegui, desde a primeira frase.

O abismo se aproxima de novo.

Não posso fugir dele. Tento, tento a cada noite, mas ele me chama. Talvez como a voz dentro da cabeça de um esquizofrênico, ou pode ser a minha mesma, eu que ainda não sei o que tenho, Maria Sem Diagnóstico, que pode dizer “se mate, pule do penhasco, acenda o fogão” – de novo o fogão – pode me dizer também “viva, escreva para viver, escreva para lembrar”. Confie no piano.

Confie que vamos sair do outro lado deste túnel.

Na hora certa.

Penso neste momento em como está sendo a festa de Brownie, elas todas perdidas em alguma sala, ou salão, penso eu, deste lugar. Brownie deve estar rindo. Não sei quem mais foi. Saberei na próxima sessão de corredor. Talvez Neutron me conte.

Talvez, porque sonhei isso, eu desista de jogar fogo e acabar com esta história de merda, ou desista de apagar tudo o que escrevi aqui, se eu tiver certeza – mas certeza mesmo – que ninguém vai saber que fui eu que escrevi, e então quem sabe este texto também espalhe sua peste na América.

Seria lindo, não?

É claro que isso não vai acontecer, a menos que tudo fuja do meu controle. Maria Que Não Pode Perder O Controle.

Mas encontrar um sentido na dor que deve partir parece um bom motivo para eu continuar escrevendo, esta historiazinha que ninguém vai ler, essas palavras horríveis que só alguém interna daqui escreveria. Eu disse interna? Não sei. Sairei um dia? Não sei. Sobrou algum lugar para ir? Acho que não, mas ainda não tenho certeza.

Mas sei que o piano, de alguma forma, em minha mente enferma, ordena: continue escrevendo. Encontre a pequena Clara.

Me arrepio inteira quando escrevo isso.

Acho que estou mais perto da verdade do que consigo suportar.

Quero parar de escrever, mas não consigo. Quero que a locomotiva pare, mas ela não tem como parar, rio que é.

Um cheiro de infância, se foi tudo o que restou, tudo o que deve ficar, por mim, tudo bem. Basta.

E então o trem diminui e talvez eu possa dormir. Quem sabe até em paz.

Feliz aniversário, Lady Brownie.

22:38

Nenhum comentário:

Postar um comentário