quarta-feira, 3 de julho de 2013

Futuros Psicólogos e a Terapia de Balcão

Descobrem-se maneiras de curar a loucura, mas não se encontra nenhuma para endireitar um espírito louco.

Essa frase, citada por minha colega psicóloga (e cozinheira de mão cheia) Lisane Telles, e de autoria de François de La Rochefoucauld, foi um belo elogio para encerrar a minha segunda gestão cobrindo as férias da minha colega na barra pesada da secretaria do ambulatório da Red Cross. Então, de volta a vida normal, e abrindo os trabalhos no inverno por aqui – já que com o trabalho ultra-heavy do mês passado não deu nem tempo de escrever –, hoje de manhã comuniquei a equipe a novidade: a partir do mês que vem não vou mais poder vir de manhã porque vou cursar Psicologia. Sim, as antológicas Terapias de Balcão, amplamente difundidas durante minha segunda gestão, encontrarão voz nos estudos acadêmicos da psicanálise futura. Aliás, voz e gesto, já que o indicador erguido para o céu, feito uma flecha, igual a Dulce Veiga do Caio F., tornou-se minha assinatura. E depois que decidi fazer formalmente Psicologia (porque meu trabalho já é bem parecido), escrevi um e-mail para o Luis Alfredo Garcia-Roza (de quem sempre ouvi falar como “o cara que era psicólogo e agora é escritor”), que me desejou boa sorte.


Então, antes de entrar no mundo de Freud e seus asseclas, ainda tenho mais umas semaninhas para concluir a história de Carol e mandar para um concurso no fim do mês. Mas antes disso, deixo aqui abraços para meu comparsa Arthur Pandolfo Neto (a Dupla Dinâmica!), Rosa Capovilla (obrigado pela ajuda com os prontuários!) e minhas novas colegas de profissão Lisane Telles, Camilla Spara e Karin Paim Nunes. Um brinde com café e indicador erguido para o céu, com desejos de vida longa a Terapia de Balcão!

4 comentários:

  1. Adorei a dedicatória e tenho que dar uns parabéns por escolher a profissão que nos dá sabedoria de entender as outras pessoas e oportunidade de reconhecer nossas limitações. Somos espíritos providos de emoções e nossas habilidades devem estar voltadas a si mesmo antes de oferecer a cura. É para isso que surgem as terapias de balcão hehehhe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que beleza, hein? Obrigado pelos parabéns e pelas palavras. Sim, temos que cuidar de nós mesmos antes de cuidar dos outros. Ou seja, o futuro da Psicanálise vai falar do mês de junho de 2013, quando foi implementada a Terapia de Balcão (agora só falta eu codificá-la!..:)

      Excluir
  2. Já separa umas 3 consultas brindes meu brother!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, como serão consultas informais, aceito ser pago com carreteiro e café..:)

      Em tempo: muito fera o Winery Dogs! E só pra constar... ganhei uma cafeteira francesa. Quando quiser, é só chegar.

      Excluir